30/12/2012

1-2Cor

VERSÃO DA PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS

1Cor1- a) Santos.
Paulo aos fiéis chamados à santidade em Cristo, e a todos que invocam o nome de Jesus Nosso Senhor. Agradeço a Deus, porque lhes deu todos os dons, e os manterá até o fim, para que estejam irrepreensíveis no dia do Senhor Jesus.

b) Divisões.
Uns dizem ser discípulo de Paulo, de Apolo, de Pedro, de Cristo. No entanto todos são de Cristo, e que não haja divisões entre vocês.

c) Sabedoria do mundo e loucura de Deus.
A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, e força divina para nós. A sabedoria do mundo é loucura para Deus, já que o mundo não o reconhece, por isso ele quer salvar quem crê, pela loucura de sua mensagem. Pois a loucura de Deus é mais sábia que os homens, e sua fraqueza é mais forte. Veja que entre vocês não há sábios, nem nobres, pois Deus escolheu o que é tolo no mundo só para confundir o sábio, e escolheu o fraco só para confundir o forte. Assim ninguém se vangloriará diante de Deus.

1Cor2- a) A fé.
Eu me apresentei a vocês num estado de desassossego e temor. Minhas palavras eram mais demonstração de Espírito que de sabedoria, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

b) O Espírito de Deus.
Deus nos revela sua sabedoria pelo seu Espírito, que nos faz conhecer as graças que Deus nos dá. O homem natural não aceita, nem compreende as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras.

1Cor3- a) Humano e espiritual.
Enquanto houver ciúmes e disputas entre vocês, serão crianças em Cristo. Um é de Paulo, outro de Apolo, isto não é um modo de pensar humano? Todos são de Cristo. Paulo e Apolo são servos, um plantou outro regou, mas Deus é quem faz crescer.

b) A igreja.
Um coloca o fundamento, outro constrói, ou com ouro, prata, pedra, madeira ou palha. A obra de cada um aparecerá no dia que cada trabalho for provado. Não se engane. Quem se julga sábio à maneira do mundo, se faça louco para se tornar sábio, porque a sabedoria do mundo é loucura para Deus. Não ponha a glória nos homens (idolatria), pois somos de Cristo, e Cristo é de Deus.

c) O templo de Deus.
Somos o templo de Deus, e seu Espírito habita em nós.

1Cor4- a) O missionário.
Deus nos pôs na última classe dos homens, sentenciados à morte. Somos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Nós somos bobos por causa de Cristo, e vocês sábios em Cristo! Nós fracos, vocês fortes. Nós desprezados, você honrados. Padecemos fome, sede e nudez. Somos errantes, insultados abençoamos, perseguidos suportamos, caluniados consolamos! Chegamos a ser o lixo do mundo, a escória de todos.

b) O Reino de Deus não é feito de palavras, mas em atos.

1Cor5 e 6- Homem - Não tenham familiaridade com irmãos fornicadores, avarentos, idólatras, adúlteros, efeminados, difamadores, ladrões, devassos, beberrões, pois eles não possuirão o Reino de Deus.

1Cor6- a) A injustiça.
Quando houver um litígio entre irmãos, escolham pessoas da igreja para julgar a questão. Já é mal que haja disputa entre vocês. Deveriam sofrer a injustiça. Não! Preferem fazê-la sobre o irmão, mas não se enganem, pois o injusto não herdará o Reino.

b) O domínio e escravidão.
Tudo é permitido, mas nem tudo convém, assim nada me dominará, pois o corpo não é para a impureza (fornicação), mas para o Senhor. Somos membros de Cristo, e estamos unidos a ele. Quem se une ao Senhor se torna um só espírito com ele, e Deus que o ressuscitou também ressuscitará você.

1Cor7- Casamento e celibato.
Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma, mas devido à incontinência, cada um tenha sua mulher, e cada mulher seu marido.

1Cor8- a) Deus ou Senhor?
Sabemos que não existem ídolos, e que só há um Deus. O homem quer outros deuses, e há muitos deles. Mas para nós só há um Deus, o Pai, do qual procedem todas as coisas, e para o qual existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem todas as coisas existem e nós também.

b) A ciência.
Mas nem todos têm este conhecimento. Alguns são a favor do ídolo, e mancham suas consciências. Nós temos liberdade para agir, mas devemos cuidar para que nossa liberdade provoque a queda do irmão.

1Cor9- a) Servo ou livre?.
O missionário tem o direito de comer e beber, pois quem vai à guerra à suas custas? Quem cuida das ovelhas não toma do leite delas? A lei diz: ‘Não ate a boca do boi que debulha’, porque Deus tem dó dos bois? Não, é como exemplo que ele diz isto.

b) A liberdade.
Embora livre, eu me faço de servo para conquistar todos. Para os judeus me faço judeu para ganhar os judeus. Também para os pagãos e para os fracos. Faço de tudo para todos a fim de salvar todos. E tudo faço pelo Evangelho.

1Cor10- Os castigos de Israel durante o êxodo, servem para nos advertir.
Quem pensa que está de pé veja que não caia.
Deus não deixa as tentações ultrapassar as nossas forças.
Deus é fiel, e nos dá os meios de suportar, e sair delas.
Por isso irmãos, afaste-se da idolatria, pois não se pode participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa do ídolo. Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno, e nem tudo edifica.
Por isso não busque o seu interesse, mas procure beneficiar o próximo.

1Cor11- a) Os Senhores.
Torne-se meu imitador, como eu imito a Cristo, mas deve saber que o Senhor de todo homem é Cristo,  o senhor da mulher é o homem, e o Senhor de Cristo é Deus.

b) Homem e mulher.
O homem é a imagem e esplendor de Deus, a mulher é o reflexo do homem. A mulher foi tirada do homem, e criada para ele, por isso ela deve trazer o sinal da submissão. Entretanto, aos olhos do Senhor, o homem não existe sem a mulher e vice versa. A mulher foi tirada do homem, mas o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus.

c) A comunhão.
Quanto à ceia, ensino o que recebi do Senhor: que Jesus tomou o pão deu graças o partiu, e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é entregue por vós, faça isso em minha memória’. Do mesmo modo tomou o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, toda vez que o beber, faça-o em minha memória’.
Então toda vez que comer o pão e beber o cálice, lembra-se da morte do Senhor, até que ele venha.

1Cor12- a) Os dons espirituais (carismas).
Só se diz:’Jesus é o Senhor’ sob ação do Espírito Santo. Há diversos dons, mas só um Espírito. São muitos ministérios, mas só um Senhor. Há várias operações, mas só um operador, que é Deus.
Os dons são: palavra de sabedoria, palavra de ciência, fé, graça da cura e milagres, profecia, discernimentos dos espíritos, falar e interpretar línguas.

b) O corpo de Cristo.
Somos vários membros formando um só corpo, cada um com seu dom e sua função. Somos o corpo de Cristo, e cada um é um dos seus membros. E Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm. Na igreja temos os apóstolos, profetas, doutores, os que têm os dons de milagres, da cura, de socorrer, de governar, de falar em línguas.

1Cor13- a) A caridade.
Aspire aos dons superiores, e o caminho mais excelente de todos é a caridade. Mesmo que fale as línguas dos homens e dos anjos, mas se não tiver caridade, é como um sino que soa. Quem não tem caridade não tem nada, mesmo que tenha vários dons. Ela é paciente, bondosa, não tem inveja, orgulho e arrogância, não é escandalosa. Não busca seus interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Ela jamais acabará. Os outros dons passarão, pois quando chegar o que é perfeito o imperfeito desaparecerá.

b) A visão do homem.
Quando se é criança se vive como tal. Quando se torna adulto, as coisas de criança passam. Hoje vemos de forma confusa, como por um espelho, mas veremos claramente. Hoje conhecemos em parte, mas vamos conhecer o todo.

c) Os maiores dons.
Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade, porém a maior delas é a caridade.

1Cor14- a) Irmãos, não sejam crianças no modo de julgar, mas sejam crianças na malícia.

b) Conselhos para o uso dos dons nas reuniões.

1Cor15- a) Morte e ressurreição de Jesus, e suas aparições.

b) A ressurreição de Cristo.
Cristo ressuscitou, então há ressurreição. Quem diz que os mortos não ressuscitam, dizem que Jesus não ressuscitou, e assim torna inútil a nossa fé.

c) O fim.
Em Adão todos morreram, e em Cristo todos reviverão. A ressurreição será na seguinte ordem, primeiro Cristo, e na sua vinda os que forem dele. Depois virá o fim, quando entregar o Reino a Deus, e após destruir os principados, potestades e domínios. O último inimigo a ser destruído será a morte.

d) Como ressuscitam os mortos?
O que se semeia não recobra a vida se não morrer. Não se semeia o corpo da planta, e sim a semente, que brota, e Deus lhe dá o corpo que lhe é próprio. O homem é semeado corpo animal, e ressuscitará corpo espiritual, porque o animal vem primeiro depois é que vem o espiritual. Assim temos as feições do homem terreno, mas precisamos reproduzir as feições do homem celestial. O certo é que nada que é corruptível participa do incorruptível.

1Cor16- Despedidas.
________________________________________________________________________




VERSÃO DA SEGUNDA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS

2Cor1- Deus.
        Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias, Deus de toda consolação, que nos conforta nas tribulações, para que possamos consolar os angustiados! À medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações, as quais se efetuam em nós pela paciência em tolerar os sofrimentos.

2Cor2- O pregador.
            Damos graças a Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o seu conhecimento em todo lugar. Somos o perfume de Cristo entre os que se salvam, odor de vida que dá a vida. Entre os que se perdem somos odor de morte, que dá a morte. Mas pregamos o evangelho em Cristo, na íntegra, tal como procede de Deus, sob o olhar de Deus.

2Cor3- a) O pregador.
             Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, pois nossa capacidade vem de Deus. Ele nos faz aptos para ser ministro da nova Aliança, a do Espírito. Porque o Espírito vivifica.
            b) Antiga e Nova Alianças.
         Moisés cobria o rosto com um véu para que os filhos de Israel fixassem os olhos no que era transitório. E a inteligência deles continuou obscurecida. Ainda hoje quando se lê o Antigo Testamento esse véu permanece abaixado, porque é só em Cristo que ele pode ser levantado.
            c) Imagem de Deus.
         Todos nós temos o rosto descoberto, refletimos como num espelho a glória do Senhor, e nos transformamos sempre mais resplandecentes, pela ação do Espírito do Senhor.

2Cor4- a) O incrédulo.
         Afaste-se de todo fingimento e astúcia, e não falsifique a palavra de Deus. O evangelho só é encoberto para os incrédulos, cuja inteligência o deus deste mundo obcecou a ponto que não percebem a luz do resplendor da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
            b) O missionário.
            Nosso poder vem de Deus. Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos na penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas somos amparados. Somos abatidos, mas não destruídos. Não desfalecemos, e mesmo que nosso corpo se desconjunte, nosso interior se renova a cada dia.
            c) As coisas temporais e as eternas.
            A tribulação passageira nos dá um peso eterno de glória sem medida, pois não miramos as coisas temporais que se vêem, mas as eternas que não se vêem.

2Cor5- a) A ressurreição e a mansão eterna.
            Andamos na fé não na visão. Sabemos que depois da morte receberemos uma habitação eterna no céu, por ela esperamos, e o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor.
            b) Matéria e Espírito.
            Se ficamos arrebatados fora dos sentidos, é por Deus, e se raciocinamos sobriamente, é por vocês. Cristo morreu por todos, logo todos morreram nele, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para ele. Já consideramos Cristo humano, mas agora não é mais, e quem está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho, e tudo se fez novo!

2Cor6- a) Deus se manifesta no tempo ‘agora’.
            Deus diz: Eu te ouvi no tempo favorável, e te ajudei no dia da salvação. Por isso te exorto a não deixar passar a graça, porque agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.
            b) O missionário.
            Não dou motivos de escândalo para não ser criticado, mas me apresento como um ministro de Deus, mesmo na tribulação, na miséria, na angústia, no açoite, na prisão, no tumulto popular, na vigília. Tido como impostor sou sincero, por desconhecido sou bem conhecido, por agonizante estou com vida, por condenado estou livre da morte, como triste estou sempre contente, por indigente enriqueço muitos, sem posse eu que possuo tudo!
            c) As virtudes do fiel.
        Tudo isso pela pureza, ciência, longanimidade, bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, pelas armas da justiça, através da honra e da desonra, da boa e da má fama.
            d) Idolatria.
            Não se prenda no mesmo jugo com o infiel, pois não pode haver união da justiça com a iniquidade, da luz com a treva, de Cristo e Belial, do fiel com o infiel, do templo de Deus com o dos ídolos. Porque nós somos o templo de Deus vivo. Diz o Senhor: Saia do meio deles.

2Cor7- a) Devido a estas promessas, se purifique da imundície da carne e do espírito, realizando sua santificação no temor a Deus.
            b) Minha carta te deixou triste. Mas a tristeza por Deus produz um arrependimento salutar do qual ninguém se arrepende, mas a tristeza do mundo produz a morte. Veja que a tristeza em Deus revelou suas escusas, indignação, temor, ardor, severidade e zelo, e sobretudo a verdade, pois mostrou que não tinha culpa neste assunto.

2Cor8- A generosidade.
            Quero que saibam que os irmãos da Macedônia, apesar de tantas tribulações e de sua pobreza, espalharam generosamente os tesouros de sua liberalidade, ajudando no socorro aos irmãos.

2Cor9- A generosidade.
            Com respeito ao auxílio a ser dado aos irmãos, convém lembrar que quem semeia pouco, pouco colherá. Então cada um dê conforme manda o coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria. Ele é poderoso para enchê-los de toda espécie de benefícios, para que tenham o necessário, e ainda sobre para praticarem boas obras.

2Cor10- a) A aparência.
            Dizem que sou ousado quando estou longe, e humilde quando estou perto. Espero nunca ter de usar minha autoridade quando estiver entre vocês, embora alguns merecem, e usarei. Porque acham que procedo com intenções humanas. Ainda que viva na carne, não milito segundo a carne. Lutamos com armas poderosas capazes de arrasar fortificações, porque aniquilamos todo raciocínio contra o conhecimento de Deus. Cativamos o pensamento e o levamos a obediência a Cristo. E os desobedientes serão castigados assim que sua obediência for perfeita. Julgam as coisas pela aparência.
            b) Na igreja.
            Não me equiparo com os que procuram cargos e poder. Medem-se com suas medidas, e dão prova de pouco bom senso. Quanto a mim espero levar o Evangelho sem me gloriar das obras dos outros. Ora, quem se gloria, glorie-se no Senhor. Pois merece aprovação aquele que o Senhor recomenda, não aquele que se recomenda.

2Cor11- a) Infidelidade e tradição.
           Quando aparece alguém pregando a vocês um outro Jesus, diferente do que eu prego, vocês aceitam de boa vontade.
            b) Espírito.
            Quando aparece alguém pregando a vocês um outro Jesus, diferente do que eu prego, aceitam outro espírito diferente do que já receberam, ou outro evangelho diferente do que conhecem, e aceitam de boa vontade.
            c) O homem.
           Mas vocês sendo sensatos, aceitam os loucos, e toleram os que lhes escraviza, lhes devora, lhes trata com orgulho, e lhes dá no rosto.

2Cor12- a) O arrebatamento.
            Conheço alguém que foi arrebatado ao paraíso, ao terceiro céu, e lá ouvi palavras inefáveis. Deste homem eu me glorio, mas de mim não, a não ser das minhas fraquezas. Mas para que não ficasse orgulhoso das revelações que me foram feitas, Deus me deu um espinho na carne.
            b) Espírito missionário.
            Sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor a Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.

2Cor13- a) O fiel.
            Examine-se, se está na fé. Prove-se, e vai encontrar Cristo Jesus em você, e isto é prova de que Cristo fala em você.
            b) Despedidas.


Voltar ao Índice
________________________________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha