03/04/2013

Sabedoria

VERSÃO de parte do LIVRO dos PROVÉRBIOS.
(de Salomão)

Pro 1- Sabedoria.
Provérbios do Rei Salomão para conhecer a sabedoria e a instrução, para ter lições de bom senso, palavras sensatas, justiça, retidão e igualdade. Ela dá o discernimento ao simples, a ciência e a reflexão ao adolescente. Um sábio ouve, e aumenta seu saber. O inteligente adquire prudência e compreensão.
O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria, mas os sem senso não querem a sabedoria e a instrução. A Sabedoria grita nas ruas e praças: Até quando os zombadores terão prazer? E os tolos amarão a tolice, e odiarão a ciência? Tolos convertam-se. Eu derramo meu espírito sobre vocês, e ensino minhas palavras, para vocês mudarem o comportamento. Eu chamo, ninguém responde, estendo a mão, e não aceitam. Se me chamarem não responderei, de madrugada me buscarão, e não me acharão. Comerão os frutos dos seus erros, e se fartarão com seus planos, pois detestam a ciência e o temor ao Senhor.

Pro 2- Frutos da Sabedoria.
Se guardar os ensinamentos da Sabedoria, respeitará Deus, e descobrirá seu conhecimento. Porque o Senhor dá a Sabedoria, o conhecimento e o entendimento, para se compreender a justiça, a igualdade, a retidão e os caminhos que levam ao bem. Quando a sabedoria penetra no coração, o saber satisfaz a alma e traz a reflexão, e a razão ensina a fugir do mau caminho. Se caminha pela estrada dos bons, e segue os passos dos justos.

Pro 3- O homem sábio.
Não despreze a correção de Deus. Não se assuste com sua repreensão, porque ele pune e castiga o filho ama e estima, para lhe ensinar a Sabedoria. Feliz aquele que a encontra, e adquiri o conhecimento. Pois ela é mais preciosa que pérolas, e joia alguma se iguala a ela. Na mão direita ela traz longa vida, e na esquerda, riqueza e honra. Seus caminhos são cheios de delícias, e suas veredas são de paz. É árvore da vida para os que a mantém, e felizes são os que se apegam a ela.
________________________________________________________________________



MÁXIMAS do LIVRO dos PROVÉRBIOS.

- Não se seduza por pecadores, e não ande com eles. Afaste-se de seus caminhos, porque eles são mal.
- Não negue um benefício a quem pede, se você puder fazer.
Não diga a alguém para voltar depois, se pode atender na hora.
- Não queira mal a seu vizinho. Não brigue sem um motivo sério.
- Não inveje o homem violento, nem imite seu proceder, porque o Senhor detesta quem age mal, e reserva sua amizade para os homens retos.
- A bênção do Senhor repousa sobre a casa do justo.
- O sábio recebe honra, e o louco arranja confusão.
- Não ande pela estrada dos ímpios, nem no caminho dos maus. Evita-o, desvia, e toma outro rumo, pois eles não dormem sem antes praticar um mal, perdem o sono se não derrubar alguém. Eles comem o pão da maldade, e bebem o vinho da violência.
A vereda do justo é como a aurora, cujo brilho cresce até o dia pleno. E a do ímpio é tenebrosa, ele não vê que vai tropeçar. Seus olhos podiam olhar pra frente, e perceber o que tem no caminho.
Quem corrige um zombador, atrai zombaria. O que repreende o ímpio se arrisca a uma afronta.
- Repreende o sábio, e ele te amará. Dá ao sábio, e ele se tornará mais sábio. Ensina ao justo, e seu saber aumentará.
O temor ao Senhor é o fundamento da Sabedoria, e a Santidade é a inteligência.
- O sábio aceita os mandamentos, mas o insensato caminha para a ruína.
- A justiça do sincero endireita seu caminho, mas o ímpio cai pela sua impiedade.

________________________________________________________________________


VERSÃO de parte do LIVRO do ECLESIASTES
(O pregador - de Salomão)

Ecle 1-Tudo é vaidade.
Vaidade das vaidades, tudo é vaidade. Uma geração vai, outra vem, mas as coisas permanecem. O Sol se levanta, e se põe. O vento sopra livre. Os rios vão para o mar, e ele não enche. Tudo se repete mais do que se pode dizer. O que foi é o que será. Não há nada de novo sob o Sol. Aquilo que é já existia, e o que há de ser já existiu. Deus chama de novo o que se passou.
Não há memória do que passou, nem se lembrarão do que é atual. A sabedoria entristece, e a ciência aumenta a dor. Olhei para as minhas obras, vi que tudo era vaidade de espírito, e não servia para nada.

Ecle 2-Sabedoria e loucura.
A sabedoria leva vantagem sobre a loucura, pois os olhos do sábio estão na cabeça, e os do insensato estão nas trevas. Notei que eles têm o mesmo destino, e pensei: ‘Para que serve muita sabedoria, se a memória do sábio não é mais eterna que a do insensato?’ Pois com o tempo, ambos serão esquecidos.

Conclusão do discurso.
O melhor para o homem é comer, beber e gozar o bem estar dado pelo seu trabalho, pois isso vem de Deus, pois se comemos e bebemos é graças a Ele. Deus dá sabedoria, ciência e alegria a quem lhe agrada, e ao pecador ele dá a tarefa de acumular bens, que depois (Deus) dará a quem lhe agradar.

Ecle 3- Tempo para tudo.
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para tudo. Para nascer e morrer, plantar e colher, matar e curar, chorar e rir, construir e demolir, gemer e dançar, dar braços e apartar-se, procurar e perder, guardar e jogar fora, costurar e rasgar, calar e falar, amar e odiar, guerra e paz. Todas as coisas que Deus fez são boas no seu tempo. E tudo que ele fez subsistirá para sempre, sem que se possa ajuntar nem suprimir nada. Deus procede desse modo para ser respeitado.
Observei que a injustiça ocupa o lugar do direito, e a iniquidade o lugar da justiça, porque Deus quer provar aos homens, que eles são semelhantes aos animais, e têm o mesmo destino, um mesmo fim os espera.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


MÁXIMAS do LIVRO do ECLESIASTES

- Vi que todo trabalho, toda a habilidade não passa de emulação do homem diante de seu próximo.
- Aquele que ama o dinheiro nunca se farta, e aquele que ama a riqueza não tira proveito dela.
- Eu achei uma coisa mais amarga que a morte, a mulher. Quem for bom diante de Deus escapa dela, mas o pecador será sua presa.
- Procuro mas não ache, encontrei um homem em mil, mas nenhuma mulher entre todas. Mas descobri que: Deus criou o homem reto, mas é ele quem procura os extravios.
- Aquele que observa o preceito não prova o mal, e o coração do sábio conhece o tempo e o julgamento.
O homem não é dono de sua vida, e nem é capaz de conservá-la.
- Vi que a corrida não é para o ágil, nem a batalha para o bravo, nem o pão para o prudente, nem a riqueza para o inteligente, nem o favor para o sábio, todos estão à mercê de circunstâncias e sorte.
- A sabedoria vale mais que as armas de guerra, mas um só pecador pode causar a perda de muitos bens.
- Vi um mal, uma falha da parte do soberano: o insensato ocupa os mais altos cargos, e os homens de valor estão em trabalhos inferiores.
Quem observa o vento não semeia, se olha as nuvens não sega.
Do mesmo modo que não se sabe qual é o caminho do sopro da vida, e como se formam os ossos no seio da mãe, assim também se ignora a obra de Deus, que faz todas as coisas.
________________________________________________________________________



VERSÃO de parte do LIVRO da SABEDORIA.
(de Salomão)
(apócrifo para os evangélicos)

Sab 1- a) A Sabedoria.
Povo e autoridades da terra amem a justiça, respeitem o Senhor, e tenham sentimentos perfeitos para com ele. Procurem-no com coração simples, porque ele é encontrado pelos que não o tentam, e se revela a quem quer. Pensamentos tortuosos nos afastam de Deus, e contaminam quem os provamA Sabedoria não entra na alma perversa, nem habita com o pecado. Ela foge da falsidade, se afasta dos maus pensamentos, e é repelida pelo desequilíbrio. A Sabedoria é o Espírito Santo que ama os homens, educa as almas, mas   castiga o blasfemador. O Espírito do Senhor enche o universo, mantém as coisas unidas, e ouve toda voz.

b) O homem e a morte.
Não procure a morte levando uma vida desregrada. Deus não é o autor da morte, e a perdição dos vivos não lhe dá alegria. Ele criou tudo para a vida, e todos devem cooperar par isso, mas o ímpio chama a morte com gestos e gritos. Acha-a amiga, a deseja, e faz aliança com ela. De fato, ele merece ser sua presa.

Sab 6- A Sabedoria.
A Sabedoria é resplandecente, e sua beleza inalterável.
Quem a ama, logo a descobre. Quem a procura, a encontra logo, porque ela se antecipa ao que a deseja. Quem levanta cedo para procurá-la, não tem trabalho, pois a encontra sentada à sua porta.
Fazê-la objeto de seus pensamentos é a prudência perfeita.
Quem por ela espera, logo não esperará mais. Ela mesma procura os que são dignos dela, e se apresenta cheia de benevolência. Vai ao seu encontro porque deseja ensinar, e desejar aprender é amá-la. E amá-la é obedecer suas leis, e obedecer suas leis é a garantia da imortalidade, e a imortalidade faz habitar com Deus. Logo o desejo da Sabedoria leva ao reino!

Sab 7-  A Sabedoria.
Há na Sabedoria um espírito inteligente, inclinado ao bem, benéfico, benévolo, inofensivo, santo, puro, sutil, único, móvel, múltiplo, penetrante, agudo, claro, seguro, estável, livre, livre de inquietação, que pode tudo, que cuida de tudo, e penetra em todos os espíritos, os inteligentes, os puros, e os mais sutis.

Mais ágil que qualquer movimento é a Sabedoria. Ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-Poderoso, assim nenhuma mancha pode insinuar-se nela. Ela é uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade.
Embora única tudo pode. Imutável em si mesma renova todas as coisas. Ela se derrama nas almas santas de geração em geração, e forma os amigos e os intérpretes de Deus, porque Deus somente ama quem vive com a Sabedoria!
Ela é mais bela que o sol e o conjunto dos astros. Ela se sobreleva à luz, pois ao dia sucede a noite, e contra a Sabedoria, o mal não prevalece.

Sab 8- As Virtudes.
Se alguém ama a justiça, seus trabalhos são virtudes, pois a Sabedoria ensina a temperança e a prudência, a justiça e a força. E não há nada mais útil ao homem. Se alguém deseja muita ciência, a Sabedoria sabe o passado, e o futuro. Conhece detalhes da oratória, e resolve os enigmas. Prevê os sinais e os prodígios, e o que tem que acontecer no decurso do tempo.

Sab 9- Parte da oração de Salomão. O Espírito Santo.
Quem pode conhecer os desígnios de Deus, e penetrar nas determinações do Senhor? Mal compreendemos o que está sobre a terra, com dificuldade achamos o que está ao alcance das mãos. Quem saberá a vontade de Deus, se ele não nos enviar do céu sua Sabedoria, o Espírito Santo? Só assim os homens endireitarão seus caminhos, e aprenderão o que agrada a Deus, e serão salvos pela Sabedoria.
_______________________________________________________________________


VERSÃO de parte do LIVRO do ECLESIÁSTICO.
(O Pregador de Jesus Sirac)
(apócrifo para os evangélicos)


Eclo1- A Sabedoria.
a) Toda a Sabedoria vem de Deus, ela está com ele. Ela foi criada antes de todas as coisas, a inteligência prudente existe antes dos séculos. O verbo de Deus nos céus é fonte de Sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos. Deus a criou com seu Espírito Santo. Ele a aspergiu em todas as suas obras, e a distribui àqueles que a amam.

b) O temor ao Senhor.
temor ao Senhor é uma glória, uma fonte de alegria para o coração. É uma sabedoria digna de ser honrada. Aqueles a quem ela se mostra, amam-na logo que a vêem. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria, é a religião da ciência, que guarda e santifica o coração, e traz satisfação e alegria. É a plenitude, é a coroa da Sabedoria, dá uma plenitude de paz e de frutos de salvação.

c) A ciência.
A Sabedoria distribui a ciência e a inteligência prudente. Ela eleva aqueles que a possuem, mas é abominada pelos pecadores. A inteligência e a religião da ciência se acham nos tesouros da sabedoria. O temor ao Senhor expulsa o pecado, pois aquele que não tem esse temor não pode ser justo. O sentido da instrução está contido na sabedoria. Mas o culto a Deus é rejeitado pelo pecador.

Eclo2- a) Sobre a paciência.
Humilha seu coração e espera com paciência. Ouve e acolhe as palavras de sabedoria. Não se perturbe na infelicidade, sofre as demoras de Deus. Dedica-te ao Senhor, e espera com paciência. Pois quem teme ao Senhor crê na sua palavra, e permanece nela; quer agradá-lo, se satisfaz na lei, se santifica na sua presença. 

b) A humildade.
Faça tudo com doçura, e ganhará a estima e o afeto de todos. Quanto mais elevado estiver, mais se humilhe em tudo, e achará misericórdia perante Deus, porque a onipotência pertence a Deus, e é pelos humildes que ele é honrado de verdade.

c) A curiosidade (satanás).
Não tenha a curiosidade de conhecer todas as obras de Deus, pois precisa ver com seus olhos os segredos dele. Não busque com afinco coisas inúteis, nem as obras de Deus, pois já foram reveladas muitas coisas que ultrapassam o alcance do espírito humano. Muitos foram enganados pelas próprias opiniões. Seu sentido se reteve na vaidade.

Eclo3- Honra pai e mãe para que eles o abençoem, pois a benção paterna fortalece a casa dos seus filhos.

Eclo4- a) A misericórdia.
Não negue esmola ao pobre. Não despreze o que tem fome. Não aflija o coração do infeliz. Não rejeite o pedido do aflito. Não abandone o indigente. Ouça o pobre de boa vontade. Liberta das mãos do orgulhoso aquele que sofre injustiça. Seja misericordioso com o órfão, e será como um filho obediente do Altíssimo, e ele terá mais compaixão por você que sua própria mãe.

b) A Sabedoria.
A Sabedoria traz o temor, o pavor e a aprovação. Ela testa o homem com disciplina rígida, e o experimenta nos pensamentos, para que ela possa confiar nele. Então vai correndo para ele, em linha reta, e o enche de alegria. Desvenda-lhe seus segredos, e o enriquece com tesouros de ciência, de inteligência e de justiça. Ela está no bom senso, no saber, na doutrina, na palavra do sábio, e se firma nos atos de justiça.

Eclo15,14- O homem e Deus.
a) No princípio Deus criou o homem, lhe deu a liberdade, e o entregou aos seus pensamentos. E para lhe proteger deu as leis e os mandamentos. Se o homem guardá-los e praticá-los fielmente será agradável a Deus, e receberá a proteção destas leis.

b) Deus colocou para nós a água e o fogo, pegue aquilo que desejar. Põe também a vida e a morte, o bem e o mal estão diante do homem, ele escolhe, e lhe será dado, porque é grande a sabedoria de Deus. Ele não deu ordem a ninguém para fazer o mal, e a ninguém deu licença para pecar, pois não deseja uma multidão de filhos infiéis e inúteis.

Eclo16,12- A misericórdia de Deus.
Misericórdia e ira estão sempre em Deus, sua misericórdia é grande, e julga o homem pelo mérito de suas obras, e a sabedoria de seu comportamento. Porém ele é capaz de se irar, e seu castigo se iguala à sua misericórdia.

Eclo17- a) O homem.
Deus fez o homem da terra, formou-o segundo a sua própria imagem, e o faz voltar para ela.
Revestiu-o de força segundo a sua natureza, e lhe determinou um número de dias.
Deu-lhe domínio sobre tudo o que está na terra. Fez ser temido por todos os seres vivos, e senhor dos animais e pássaros.
Deu-lhe uma companheira semelhante, e de mesma substância, com inteligência e juízo para pensar.
Deu-lhe saber, inteligência e razão. Criou nele a ciência do espírito, encheu seu coração de sabedoria, e lhe mostrou o bem e o mal.
Pôs o seu espírito em seu coração para lhe mostrar as suas obras magníficas, a fim de que celebrasse a santidade do nome de Deus, e desse glórias por suas maravilhas. Deu-lhe, além disso, a instrução e a posse da lei da vida. Fez com ele um pacto eterno, e lhe revelou a justiça de seus preceitos. E impôs a cada um deveres para com o próximo.

b) A conversão.
Converta-se, ande na direção do Senhor, abandona os seus pecados. Anda com o povo santo, com os que vivem e proclamam a glória de Deus. Não se detenha no erro, e louva a Deus antes que a morte chegue, porque depois dela não há mais nada, e o louvor termina. Glorifica a Deus agora, neste instante, enquanto tem vida, e sempre enquanto tiver vida. O homem não tem retidão, e deve adquiri-la, e por ser incompleto ele ama a vaidade e a malícia.

Eclo18- Deus e o homem.
A duração da vida humana é no máximo de cem anos.
Na eternidade estes dias são como uma gota de água do mar, como um grão de areia na praia. É por isso que o Senhor é paciente com os homens, e espalha sua misericórdia sobre eles.
Deus vê o quanto é presunçoso e mau o seu coração, e reconhece que o fim deles é lamentável. Por isso Deus trata os homens com doçura, e lhes mostra o caminho da justiça. Cheio de compaixão os ensina, e os repreende como um pastor faz com seu rebanho. Compadece-se daquele que aceita os ensinamentos de sua misericórdia, e daquele que se apressa em cumprir os seus preceitos. Que nada te impeça de orar sempre. Não se envergonhe de progredir na justiça, porque a recompensa de Deus é eterna. Prepare-se antes da oração, para não tentar Deus. O homem sagaz reconhece a sabedoria, e presta homenagem àquele que a encontrou. O homem sensato procede com sabedoria, e compreende a verdade e a justiça.

Eclo19,19- O mal.
O hábito de praticar o mal não é sabedoria, o modo de agir dos pecadores não é prudência. Há dois tipos de mal, que são: a malícia, hábil e execrável, e a estupidez que é apenas falta de sabedoria.
Mas mais vale um homem com pouca sabedoria, mas que teme a Deus, do que o que possui uma grande inteligência, mas transgride a lei do Altíssimo.
Há uma habilidade que sempre ganha, mas é iníqua.
Há quem fala com segurança, e diz a verdade; e há quem se humilha maliciosamente.

Eclo38,25- O homem sábio.
A sabedoria do escriba vem no tempo de lazer, porque aquele que pouco se agita adquire sabedoria. 
Que sabedoria pode ter um homem preocupado ou trabalhador, se ele usa o pensamento para resolver seus problemas, e fazer o melhor que pode. Espera tudo de si mesmo, ele é sábio em sua profissão. Sem ele a cidade não existiria. Entretanto, sustenta as coisas deste mundo.

Eclo39- A oração.
Mas o sábio procura cuidadosamente a sabedoria, e aplica-se no seu estudo. Desde o amanhecer procura se unir ao Senhor que o criou, e ora na presença do Altíssimo. Abre sua boca para orar, e pede perdão de seus pecados, pois se for da vontade do Senhor, ele o encherá do Espírito Santo, e de inteligência. E o sábio falará palavras de sabedoria, e louvará o Senhor em sua oração. Porá sua glória na lei do Senhor, e o Senhor orientará seus conselhos e seus ensinamentos, e ele meditará nos mistérios divinos. Deus mesmo lhe ensinará sua doutrina.

Eclo43,30- Resumo do discurso.
Que faremos para glorificar Deus, se o Todo Poderoso está acima de todas as suas obras? Seu poder é maravilhoso. Glorifique ao Senhor quando e quanto puder, que ele estará sempre acima. Ele é muito mais do que se diz, e sua grandeza é admirável. Bendizei ao Senhor, exaltai-o com todas as suas forças, pois ele está acima de todo louvor. Reúna todas as suas forças para exaltá-lo, e não chegará aos seus pés. O Senhor fez todas as coisas, ele dá a Sabedoria àqueles que vivem com piedade.



Voltar ao Índice
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha