04/11/2011

TEMPO do CATIVEIRO

                 CONTÉM
Tempo do império assírio
   1- LIVRO DE JÓ 
   2- LIVRO DE TOBIAS
   3- LIVRO DE JUDITE

Tempo do império persa
   4- LIVRO DE ESTER
   5- LIVRO DE ESDRAS
   6- LIVRO DE NEEMIAS

Tempo do império sírio (grego)
   7- LIVROS DE MACABEUS
______________________________________________________________________


VERSÃO DO LIVRO DE TOBIAS
(apócrifo para os evangélicos)

Tb 1- Tobit era temente a Deus, e não adorou o bezerro feito por Jeroboão, mas adorava o Senhor em Jerusalém. Sua mulher era Ana, e ensinou desde cedo seu filho Tobias temer a Deus. Foi cativo para Nínive, mas continuou fiel a Deus. Um dia viajando para Ragés, na Média, encontrou um parente chamado Gabael em dificuldades, e lhe emprestou dinheiro. Salmanasar morreu, e assumiu o trono seu filho Senaquerib. Ele odiava os israelitas.

Tb 2- Tobit ficou cego, mas perseverava no temor a Deus.

Tb 3- a) Lamentação de Tobit, devido à cegueira.
O Senhor é justo, e julga com misericórdia, verdade e justiça. Não me castigue por meus pecados, nem se lembre de minhas ofensas. Trate-me como quiser, mas é melhor morrer do que viver assim.

b) Oração de Sara. Sara era filha de Raguel, de Ecbátana na Média. Ela se casou sete vezes, e um demônio matava seus maridos, antes de se aproximar dela. Neste instante ela chorava, e orava pedindo a Deus para livrá-la desta humilhação. E dizia: Senhor todo aquele que te honra sabe que sua vida será coroada depois de provada. Depois da tribulação vem a libertação, pois se há castigo há também misericórdia, porque o Senhor não quer a nossa perda. Depois da tempestade o Senhor manda a bonança, depois das lágrimas, manda alegria.

c) E Deus ouviu as orações de Tobit e de Sara.

Tb 4- a) Conselhos de Tobit a Tobias.
Meu filho sei que vou morrer. Depois disso, honra a sua mãe, conserve seu pensamento em Deus, obedeça aos seus mandamentos, seja misericordioso e dá esmolas aos pobres, pois a esmola livra do pecado, da morte e das trevas. Não fornique, nem adultere. Não deixe o orgulho te dominar, pois dele nasce o mal. Não faça aos outros o que não quer para si. Dá de comer ao faminto, e vista o nu. Não ande com pecadores, mas com sábios. Bendiga Deus todo tempo, e lhe peça que dirija os passos.

b) Pediu a Tobias que fosse a Ragés cobrar o empréstimo feito a Gabael, antes que ele morresse.

Tb 5- Tobias vai, e encontra no caminho um companheiro de viagem, que conhece Ragés. O companheiro é um anjo enviado por Deus, mas Tobias não sabe. Sua mãe ficou aflita, achando que Tobias não voltaria vivo, e que os dois velhos iam ficar sem o filho.
Dizia: O pouco que temos nos basta, a nossa riqueza é ver o nosso filho. Então Tobit disse: Não chore, nosso filho voltará são e salvo. Estou certo de que um anjo de Deus o guia, e tudo dará certo, e ele terá alegria em voltar para nós.

Tb 6- a) Na viagem pararam à beira do rio, e um peixe atacou Tobias. O anjo mandou que ele o puxasse para fora, o abrisse, tirasse seu coração, fel e fígado, e guardasse para remédio, e a carne salgasse para comer na viagem. Disse que o fígado e o coração expulsam maus espíritos, e o fel serve para os olhos.

b) O anjo disse: Dormiremos na casa de Raguel. Ele tem uma filha chamada Sara, e você deverá pedi-la em casamento
. Quanto à morte dos seus maridos, o anjo disse: O demônio só tem poder sobre quem se casa, tira Deus do coração, e se entrega à paixão como um animal. Mas você se casará com ela, passará três dias em oração e castidade. Na primeira noite, queimará o fígado do peixe, para espantar o demônio. Nas outras duas noites vocês orarão, para receber as bênçãos.

c) Sexo e casamento.
Depois se aproximará da jovem no temor ao Senhor, com desejo de ter filhos, e não no ímpeto da paixão.

Tb 7- Chegaram na casa de Raguel, que ao ver Tobias achou-o parecido com Tobit, e o companheiro disse que ele era filho de Tobit. No jantar Tobias pediu Sara em casamento. Raguel ficou pensativo, mas o companheiro interveio dizendo que ele deveria aceitar. E ele aceitou, e se casaram naquela mesma noite.

Tb 8- Após o jantar Tobias e Sara foram para o aposento. Ele seguiu o conselho do anjo. Colocou o fígado do peixe sobre brasas (e o anjo Rafael prendeu o demônio no deserto). Tobias disse a Sara que deveriam orar três noites, para depois se unir.
Oraram: Senhor Deus de nossos pais, bendigam-te os céus, a terra, o mar, as fontes dos rios, e tudo que neles existe. O Senhor sabe que não é para me satisfazer que recebo Sara como esposa, mas para criar filhos que te bendirão, e será bendito eternamente.
No dia seguinte Raguel mandou uma serva ver se Tobias tinha morrido. A serva viu que eles dormiam. Então eles oraram, agradecendo a Deus, dizendo: Nós te bendizemos Senhor porque é misericordioso, e afastou o inimigo que nos perseguia. Depois chamou os vizinhos e amigos, e fez uma festa. Deu presentes a Tobias, e pediu-lhe para ficar duas semanas com eles.

Tb 9- Tobias chamou o companheiro, que ele achava ser um homem, e lhe pediu para ir receber o dinheiro de Gabael. Ele foi, recebeu o dinheiro, contou-lhe a história de Tobias, e o convidou para a festa na casa de Raguel.

Tb 10- Enquanto isso Tobit se inquietava, pois Tobias demorava. Ele e Ana se entristeciam.
Raguel queria que Tobias ficasse mais tempo, mas pensando em seus pais, ele não ficou.

Tb 11- Na volta, em Caserim o anjo disse: Tobias vá na frente, e eu irei atrás, com sua mulher e o gado. Quando chegar em casa adore, e agradeça a Deus, depois abrace seu pai, coloque o fel do peixe nos olhos dele, e ele se curará. O cachorro de Tobias chegou primeiro à casa, e seus pais se alegraram, e foram ao seu encontro. Abraçaram-se e choraram, depois entraram em casa, e adoraram a Deus. Tobias pegou o fel, e pingou nos olhos do pai, que voltou a enxergar, e louvaram a Deus. Sete dias depois chegou a comitiva, e Tobias contou a seu pai o que Deus lhe fez através de seu guia. E festejaram muito.

Tb 12- a) Então Tobit perguntou a Tobias o que deveriam dar ao anjo por agradecimento. Ele respondeu que ele merecia a metade de tudo. Ao lhe oferecer o presente, o anjo disse: Bendizei o Deus do céu, e lhe dê glórias diante de todos, pois ele é bom.

b) A oração, o jejum e a esmola.
É louvável esconder o segredo do rei, mas devemos falar das obras de Deus. A oração, o jejum, e a esmola é melhor que o ouro, pois este deve ser escondido. A esmola apaga os pecados, e faz encontrar a misericórdia de Deus e a vida eterna. Aqueles que praticam a injustiça são os seus próprios inimigos.

c) Então o anjo se apresentou como sendo o anjo Rafael.

Tb 13- Canto de Tobit.
O Senhor é grande para sempre, e seu reino dura séculos. O Senhor prova para depois salvar, e ninguém escapa do teste. Se ficar reprovado, não se salva. Israel louve ao Senhor, pois ele o dispersou entre as nações, para que divulgassem suas maravilhas, e faça o povo entender que não há outro Deus senão ele.
Castigou Israel por sua desobediência, mas o salvará por sua misericórdia. Eu vou louvá-lo no cativeiro, pois mostrou sua majestade sobre um povo criminoso. Converta-se pecador, e pratique a justiça diante de Deus, e confie em sua misericórdia, e se alegre nele de todo o coração.

Tb 14- Tobit disse: Ouçam meus filhos, sirvam com fidelidade o Senhor, e procurem fazer o que é agradável a Ele. Ensine aos filhos a justiça, a caridade e dar esmolas, que se lembrem de Deus, e o bendigam em todo o tempo, com todas as suas forças.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE JUDITE
(Apócrifo para os evangélicos)

Jt 1- Nabucodonosor (Rei da Assíria em Nínive) venceu Arfaxad, rei da Média. Mandou embaixadores aos povos até o Egito, que os despediram de mãos vazias, e Nabucodonosor quis se vingar.

Jt2 – Mandou o chefe Holofernes atacá-los. Ele invadiu a região do Eufrates, da Cilícia, Madiã e Damasco.

Jt 3- As províncias se renderam, e Holofernes destruiu todos os deuses destes povos , e os obrigou adorar Nabucodonosor.

Jt 4- Chegou na fronteira de Judá, e os israelitas temeram que ele destruísse o templo. Posicionaram-se na defesa, e estocaram alimentos. O povo se humilhou com jejuns e orações ao Senhor, pedindo ajuda. O sacerdote Eliacim dizia: Lembre-se de Moisés. Amalec confiava na força do seu exército, mas foi derrotado pelo poder da oração. Isso acontecerá aos inimigos de Israel, se jejuar e clamar ao Senhor. Ele os ouvirá se insistirem na oração.

Jt 5- Holofernes se irritou porque os israelitas não se rendiam. Aquior rei dos amonitas, disse: (HISTÓRIA DE ISRAEL) Este povo é da raça dos caldeus. Abandonou os deuses dos ancestrais para adorar o Deus único do céu. Saiu da Caldéia para o Canaã, daí para o Egito. Voltou, e cruzou o Mar Vermelho a pé enxuto, e se estabeleceu aqui. Seu Deus odeia a iniquidade, se não pecam ele os abençoa, e se pecam, se afastam dele, e ficam desprotegido. No momento eles obedecem, e não poderá vencê-los.
Os homens de Helofernes disseram que Aquior mentia, e resolveram atacar Israel para provar isso.

Jt 6- Holofernes disse a Aquior: Já que Israel será defendido por Deus, vou lhe mostrar que Nabucodonosor é maior, e é o Senhor da terra. Prendeu Aquior, e mandou entregá-lo aos israelitas em Betúlia. No caminho foram atacados, então amarraram Aquior numa árvore, e voltaram. Os israelitas soltaram Aquior, que lhes contou tudo. Temendo Holofernes, oraram ao Senhor, dizendo: Senhor veja o orgulho deles, e a nossa humilhação. Olhe pelos seus fiéis, e mostre que não abandona os que confiam em vós, e humilha os que confiam no seu poder. Jejuaram e oraram. Convidaram Aquior para ficar, e ver a vitória do Deus de Israel.

Jt 7- No dia seguinte Holofernes cercou Betúlia, mandou desviar a água da cidade, e vigiar as fontes. Vinte dias depois faltava água na cidade, e o povo queria se render. Oraram, e decidiram esperar mais cinco dias pela misericórdia do Senhor.

Jt 8- Judite era viúva há três anos, e vivia reclusa em casa. Fazia jejum e oração, e era muito estimada na cidade. Sabendo disso, ela corrigiu os anciãos porque impuseram um prazo para Deus mandar socorro. Dizia: Isto atrai a cólera do Senhor, mas ele é paciente. Vamos fazer penitência, se humilhar e pedir perdão. Abraão foi provado, e sofreu tribulações até se tornar amigo de Deus. Isaac, Jacó, Moisés, agradaram Deus porque foram fiéis nas tribulações. Os impacientes foram feridos pelo exterminador e pelas serpentes. Não nos irritemos porque sofremos, porque nossos pecados são mais graves que esses flagelos.
Eles concordaram, e Judite disse: Se acham que o que eu digo vem de Deus, então orem para Deus me ajudar a realizar o que resolvi fazer. Sairei à noite com minha criada, então orem até a minha volta.

Jt 9- Oração de Judite.
O Senhor foi quem dispôs os acontecimentos do passado, indicou os reis, e nada aconteceu que ele não quisesse. Todos os seus caminhos são previamente escolhidos, e seus juízos cheios de sua providência. Peço-te, olhe agora para o acampamento dos assírios, como olhou para os egípcios. Eles confiavam em seus carros e cavalos, e perseguiam seus servos em fuga a pé. Bastou olhar, e o abismo os reteve, e a água os cobriu. Senhor, peço que o mesmo aconteça aos assírios. Eles confiam em sua força, então corte seu orgulho com sua própria espada. O poder do Senhor não está na quantidade, nem na força dos cavalos. A soberba não te agrada, mas o que te agrada é a prece do manso e humilde. Oh Senhor, inspire minhas palavras, e me dê firmeza para que Israel viva, e todos reconheçam que só o Senhor é Deus.

Jt 10- Judite orou, se levantou, e se arrumou para festa. O Senhor aumentou ainda mais a sua beleza, pois aquela decisão não vinha de uma paixão, mas de sua virtude. E ele lhe deu uma formosura incomparável, que encantava todos. Pegou alimentos, e foi para o acampamento dos assírios com sua serva. Chegaram ao amanhecer. Disse que queria contar os segredos dos israelitas ao chefe. Levaram-na a Holofernes, e ela se prostrou, e ele ficou encantado com sua beleza.

Jt 11- Holofernes perguntou porque ela estava no acampamento, e ela respondeu que os israelitas pecaram, e Deus os entregaria a ele. Disse que há fome na cidade, e eles só tem as primícias do templo para comer, e se fizerem isto será o fim deles. Então o Senhor a enviou para apressar o ataque, e Helofernes acreditou.

Jt 12- Holofernes mandou montar uma tenda para ela e a serva, e as serviu. Ela agradeceu, mas comeu os alimentos que trouxe consigo, por causa da Lei. À noite ela e a serva saíam para fazer orações. Na quarta noite Holofernes deu um banquete aos oficiais, e pediu ao seu eunuco para convencer Judite a ir à festa como sua mulher. Ela aceitou, e foi levada à tenda dele. Lá comeram e beberam.

Jt 13- Anoiteceu, e todos foram para suas tendas. Holofernes dormiu embriagado. Judite orou ao Senhor, depois cortou a cabeça de Holofernes com sua espada, e cobriu o corpo com a cortina. Colocou a cabeça num saco, saiu do acampamento com sua serva, como se fossem orar, e seguiu até à cidade. Pediu aos guardas da cidade que chamassem os anciãos para uma reunião. E ela lhes disse: Louvai ao Senhor, que não abandona aqueles que esperam por ele, pois ele cumpriu sua promessa de misericórdia. Pegou a cabeça de Holofernes, e mostrou a todos, e disse: Dê glórias ao Senhor porque ele é bom e sua misericórdia é eterna!

Jt 14- Judite disse: Amanhã cedo, saiam da cidade para atacar os assírios, com ímpeto e barulho, para os surpreender. E assim fizeram, e os chefes dos assírios se desnortearam ao verem o general morto.

Jt 15- Os assírios fugiram desorientados, e foram perseguidos.

Jt 16- a) Cântico de Judite.
Cantarei a Deus um cântico novo. O Senhor é grande e glorioso, de admirável poder e invencível. Todos o louvam, pois com uma só palavra fez todas as coisas. Com seu Espírito foram criadas, e nada pode resistir a sua voz. Abalam-se as montanhas e as águas, mas para aquele que o teme ele é sempre propício.

b) Judite que era respeitada em Betúlia, adquiriu renome em todo Israel. Juntou a coragem à castidade, e nunca em sua vida conheceu outro homem, a não ser seu marido Manassés.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE ESTER

Est 1- Assuero (Xerxes filho de Dário) era rei da Pérsia em Susa. Seu reino ia desde a Índia até a Etiópia. Deu uma festa aos grandes do reino para mostrar sua riqueza, glória e poder. Na hora da festa chamou a rainha Vasti para os convidados verem sua beleza. Ela não veio, e o rei se irritou. Os sábios disseram que a rainha deu mal exemplo às mulheres do reino, e que o rei deveria arranjar outra rainha, mais digna. E assim foi feito.

Est 2- a) O rei ordenou que virgens bonitas se apresentassem no palácio para que fosse escolhida outra rainha.
b) Em Susa vivia Mardoqueu, israelita exilado, e com ele morava sua prima Edissa (Adassa). Mardoqueu a orientou para não dizer que era judia, e dar o nome de Ester, pois no palácio havia pessoas que odiavam os judeus. Era muito bonita, e foi escolhida para o harém do rei. Ela logo conquistou a simpatia das pessoas e do rei, e foi escolhida para ser a rainha.

b) Mardoqueu ia sempre ao palácio, e um dia ouviu uma conspiração contra o rei. Ele contou a Ester que contou ao rei. O rei verificou, viu que era verdade, mandou enforcar os eunucos, e registrar o fato no livro das crônicas, onde Mardoqueu foi citado (denúncia de Mardoqueu, Est12).

Est 3- a) Amã foi promovido a conselheiro do rei. Ele era um dos que odiavam os judeus. Um dia falou ao rei: Há uma nação dispersa entre nós, que não observam nossas leis. Deixe-me destruí-los. E o rei autorizou.

b) Edito contra os judeus (ver Est 13).
Amã fez um edito pedindo para matarem todos os judeus no dia 13 de Adar, e ficassem com os despojos.

Est 4- a) Os judeus do império, jejuavam, oravam, vestiam luto. Quando Mardoqueu soube do edito, se vestiu de luto, saiu pela cidade chorando, e parou frente ao palácio. Ester quis saber o que tinha acontecido, ele contou, e lhe deu uma cópia do edito.

b) Exortação de Mardoqueu (ver Est 13 e 15).

c) Ester queria contar ao rei, mas não conseguia, pois não podia entrar na sala do trono sem ser chamada. Ficou em jejum, e orou esperando a vontade de Deus.

Est 5- a) Chegava o dia 13, então Ester entrou na sala do rei sem ser chamada. O rei gostou de vê-la, e perguntou o que queria. Ela convidou o rei e Amã para jantar. Eles foram ao jantar. Ela os convidou para jantar novamente no dia seguinte.

b) Aconselhado por sua mulher, Amã mandou fazer uma forca para Mardoqueu.

Est 6- a) À noite o rei não conseguia dormir, e pediu ao eunuco para ler os anais e as crônicas do reino. Ele leu sobre a trama dos eunucos e a denúncia de Mardoqueu, então perguntou o que foi feito para agradecê-lo. Responderam que nada foi feito.

b) De manhã Amã veio pedir autorização para enforcar Mardoqueu, mas o rei lhe perguntou o que se deveria fazer para honrar um homem? Amã pensou que as honras fossem para ele, e disse que deveria lhe dar vestes reais, um cavalo e desfilar na rua com um guia dizendo: ‘Assim o rei honra um homem’. O rei disse: Faça isto a Mardoqueu. E ele teve que fazer.

c) Amã se preparou para o novo jantar com Ester.

Est 7- No jantar o rei perguntou a Ester: Qual é o seu pedido? Ela respondeu: Se for sua vontade, me deixa viver, e salva meu povo. Falou-lhe de sua origem, e do edito de Amã para matar os judeus, na presença de Amã. O rei ficou enfurecido, e Amã viu que ia ser condenado. Um dos eunucos disse que Amã fez uma forca para Mardoqueu, então o rei mandou enforcar Amã nela.

Est 8- a) O rei deu a casa de Amã de presente à rainha. Chamou Mardoqueu, e lhe deu autoridade para fazer um edito a favor dos judeus, pois o de Amã não podia ser anulado.

b) Edito de Mardoqueu (ver Est 16).
O novo edito dava o direito aos Judeus de se defenderem dos assassinos, e ficar com os despojos.

Est 9- a) No dia 13, os judeus mataram seus inimigos em todas as províncias do reino, e Mardoqueu passou a ser líder do partido judeu.

b) A festa do Purim.
Nos dias seguintes os judeus festejaram para comemorar a vitória, e deram à festa, o nome de Purim.

Est 10- a) Mardoqueu passou a ser conselheiro do rei Assuero. Ele procurava sempre o bem do seu povo e a felicidade do reino.

b) Revelação do sonho de Mardoqueu.

Est 11- O sonho de Mardoqueu.
No sonho ouvia tumultos, trovões, terremoto, e um terror na terra. Eram dois dragões em luta, e os povos combatiam os justos. Foi um dia de trevas e perigo, os justos estavam com medo, e clamaram a Deus. Uma pequena fonte virou um grande rio. O sol aparece, e os humilhados foram exaltados. Mardoqueu passou o dia pensando no sonho.

Est 10- b) Mardoqueu ligou os fatos ao sonho, e disse: De Deus veio tudo isso. Lembro-me do sonho. A pequena fonte que virou um rio era Ester, que se tornou rainha. Amã e eu éramos os dois dragões. O justo era Israel que invocou o Senhor e foi salvo, porque Deus preparou dois destinos, um para seu povo, e outro para as outras nações.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANEXOS

Est 12- Denúncia feita por Mardoqueu, sobre a conspiração.

Est 13- a) Texto do edito de Amã.
Quero um governo de clemência e de doçura. Oferecer aos meus súditos uma existência tranquila e segura, e garantir a paz tão cara aos mortais. Mas existe um povo mal intencionado, disperso entre nós, que despreza as ordens do rei. É uma nação em oposição às outras nações, que destrói os costumes com leis estranhas, malévolas, desordeiras, que compromete a ordem pública. Por isso ordeno a exterminação de todos os israelitas, sem compaixão, nem clemência, no dia 14 de Adar.

b) Oração de Mardoqueu.
Senhor todo poderoso tudo está no seu poder, e ninguém pode resistir a sua vontade. O Senhor fez o céu, a terra e todas as maravilhas que estão sob o céu. Poupai seu povo, pois os inimigos querem destruí-lo. Não despreze aquele que tirou do Egito. Ouça minha oração, e mude nossa dor em gozo, para que possamos celebrar seu nome.

Est 14- Oração de Ester.
A rainha Ester tomada de uma angústia mortal, orou ao Senhor. Meu Deus, meu único rei, me ampare, porque não tenho outro socorro. Deus escolheu Israel entre as nações, para ser a sua herança. Pecamos contra o Senhor adorando outros deuses, e ele nos entregou ao nosso inimigo. Agora querem nos aniquilar e mostrar o poder de seus ídolos, e magnificar um rei de carne. Senhor não entregue seu cetro aos povos que não são nada. Faça cair sobre eles o próprio projeto. Lembre-se de nós, se manifeste no dia da tribulação.

Est 15- a) Pedido de Mardoqueu à rainha.

b) Ação de Ester junto ao rei.
Ester se apresentou ao rei sem ser chamada, o rei a olhou com raiva. Ester desfaleceu, e foi amparada por sua serva. Deus mudou a cólera do rei em doçura, e ele perturbado se levantou do trono apressado, tomou-a nos braços, e disse: Não temas.

Est 16- Edito de Mardoqueu.
a) O homem - Muitas pessoas, quando honradas por seus benfeitores se tornam arrogantes, e passam a oprimir os outros. Depois querem banir a gratidão do meio dos homens. Pensam que escapam da justiça de Deus que tudo vê.

b) O serviço público - Alguns administradores públicos abusam da simplicidade e probidade dos príncipes, e se tornam cúmplices da morte de inocentes. Então é preciso vigiar para assegurar um futuro tranqüilo, e de paz no reino.

c) Amã homem poderoso tramou contra o rei, querendo lhe tirar a vida com a intenção de transferir o império dos persas aos macedônios. E foi condenado à forca. Perseguiu Mardoqueu, que salvou a vida do rei e da rainha Ester, mandando matar os judeus. Peço que os judeus possam se defender contra os ataques no dia 13 de Adar. Porque este dia marcado para a extinção do povo escolhido, Deus, o mudará em dia de alegria.
________________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE ESDRAS
(reconstrução do templo)

Es 1- Edito de Ciro.
No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, ele libertou Israel que estava cativo na Babilônia. Mandou-os de volta a Jerusalém (primeira leva de repatriados), e ordenou a reconstrução do templo. Ciro entregou os utensílios do templo ao governador Sassabasar, de Judá, que os devolveu ao templo.

Es 2- Relação de repatriados, num total de 43 360 pessoas, (liderados por Zorobabel).

Es 3- Reorganização do culto.
a) Sete meses depois, o povo da primeira leva já estava instalado em suas cidades. O sacerdote Josué e Zorobabel, reconstruíram o altar sobre as antigas bases, e ofereceram holocaustos, como ordena a lei. Fizeram a festa dos Tabernáculos, ofereceram holocaustos diários, perpétuo e os das neomênias, e celebraram todas as solenidades sagradas.

b) Iniciaram a construção dos fundamentos do templo, e o povo festejava com alegria.

Es 4- Quando os inimigos de Judá (Assírios trazidos para Israel), souberam que estavam reconstruindo o templo, se apresentaram a Zorobabel, para ajudar, mas ele os dispensou, e eles passaram a atrapalhar os trabalhos. Isto durante o reinado de Ciro até Dario. Escreveram cartas ao rei Assuero (Xerxes), depois a Artaxerxes acusando os judeus.
O governador Reum disse na carta: Os judeus estão reconstruindo os muros e o templo de Jerusalém, cidade maldosa e rebelde. Depois disso feito, não pagarão mais impostos, nem tributos ao rei.
O rei respondeu: Lemos sua carta e verificamos que esta cidade se revoltou contra os reis, e que ali se fomentou intrigas e revoltas. Então ordeno que parem os trabalhos, e não reconstruam a cidade. A restauração do templo foi suspensa até o segundo ano de Dário, rei da Pérsia.

Es 5- Zorobabel e Josué, recomeçaram os trabalhos com ajuda dos profetas Ageu e Zacarias. O governador da província vizinha, Tartanai, quis saber quem deu ordens para recomeçar os trabalhos, e escreveu ao rei Dário, dizendo que os judeus reconstroem o templo, dizendo que foi por ordem de Ciro.

Es 6- a) O rei Dario mandou investigar, e encontrou as ordens de Ciro, na cidade de Ecbátana na Média. E autorizou os trabalhos, e também ordenou que os governadores custeassem as obras.

b) Terminaram as obras no sexto ano de Dario. Fizeram uma grande festa para a dedicação do templo e para a Páscoa.

Es 7- Esdras, a segunda leva.
Esdras era escriba descendente de Aarão, e foi chefe da segunda leva de repatriados. Veio com vários oficiais do templo, e trouxe ofertas do rei para aplicar no templo. Carta do rei Artaxerxes liberando Esdras.

Es 8- a) genealogia dos repatriados que vieram com Esdras.

b) Antes da viagem Esdras ordenou um jejum para pedir a Deus proteção e boa viagem. Designou quem guardaria o ouro e a prata na viagem. Chegaram a Jerusalém depois de sete meses, entregaram o tesouro no templo, e ofereceram sacrifícios.

Es 9- Oração de Esdras pedindo perdão a Deus, porque o povo que foi repatriado havia se casado com mulheres pagãs.

Es 10- Então propuseram desfazer seus casamentos, despedir as mulheres estrangeiras, e seguir a lei de Deus.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DO LIVRO DE NEEMIAS
(II Esdras - reconstrução do muro)

Ne 1- Neemias era o copeiro do Rei Artaxerxes. Soube que Jerusalém estava arruinada, jejuou e orou, mas sabia que este sofrimento era porque não respeitavam as Leis de Deus.

Ne 2- O rei autorizou Neemias ir a Jerusalém reformar o muro. Ele foi, e ao chegar, não informou a ninguém de sua missão. Inspecionou o muro à noite, e no dia seguinte chamou o povo para reconstruí-lo.

Ne 3- Distribuição das equipes de trabalho.
Zombaria e provocações de Sanabalat e Tobias.
Repararam do muro até meia altura em toda sua extensão.

Ne 4- Vendo o muro sendo reparado, os inimigos de Judá queriam destruí-lo. Os judeus montavam guardas, e enquanto uma equipe trabalhava outra vigiava. Foi criado um toque de trombeta para alertar sobre um ataque.

Ne 5- O povo reclamou que as autoridades emprestavam dinheiro. Tomavam as posses de quem não pagava, e escravizavam. Neemias os chamou à atenção, e disse: Os irmãos judeus que foram vendidos às nações, nós os resgatamos, e vocês os vendem. Nós devemos comprá-los, e não vendê-los. Devemos perdoar suas dívidas, e lhes devolver as posses. E todos aceitaram as novas leis.

Ne 6- a) O homem.
Os inimigos de Neemias queriam lhe fazer mal, e o convidaram várias vezes para reuniões fora de Jerusalém, mas ele não aceitava os convites. Passaram a mandar cartas para intimidá-lo, acusando-o de querer promover uma revolta em Jerusalém, e se consagrar rei, mas ele se fortalecia em oração ao Senhor. Até subornaram um profeta para lhe dizer coisas contra. Tudo porque não queriam o reparo do muro da cidade.

b) Terminaram o reparo do muro e das portas em 52 dias, e seus inimigos reconheceram que o Senhor estava com eles.

Ne 7- Fez o recenseamento dos repatriados. (idem Es2)

Ne 8- No início do mês seguinte Neemias e Esdras, o sacerdote e escriba, reuniram o povo para uma solenidade de agradecimento. Esdras leu a Lei de Moisés para o povo. E foi declarado um dia de festa. No texto lido Moisés recomendava uma festa, onde o povo deveria morar em tendas feitas de galhos e folhas durante 7 dias, e fizeram como disse Moisés.

Ne 9- No fim do mês os israelitas fizeram um jejum, se vestiram de saco, se cobriram de pó, e confessaram os pecados. Ouviram a leitura do livro da Lei, e agradeceram ao Senhor, dizendo: O Senhor fez o céu e todo o seu exército, a terra e o mar, e tudo o que eles contêm. O Senhor dá a vida a todos. Recordaram os prodígios de Deus na HISTÓRIA DE ISRAEL, Abraão, a saída do Egito, o Sinai, Moisés e a Lei, e a resistência dos pais em cumprir a Lei. A tomada de Canaã e a idolatria, que os deixou escravos na própria terra.

Ne 10- Fizeram nova Aliança com Deus, prometendo só se casar com israelitas, guardar o sábado e o ano sabático, pagar as despesas do templo, oferecer as primícias ao templo, pagar o dízimo, e apresentar os primogênitos no templo.

Ne 11- Estabeleceu-se que 10% das famílias deveriam morar em Jerusalém, e o resto no interior. Segue relação das famílias que morariam em Jerusalém.

Ne 12- a) Relação de sacerdotes e levitas.
            b) Festa de inauguração do muro.

Ne 13- Neemias voltou à Babilônia como prometeu ao rei, e depois retornou a Jerusalém. Na volta encontrou o templo abandonado. O povo não dava as primícias aos levitas, e eles deixaram o templo para trabalhar. Não guardava o sábado (causa da escravidão na Babilônia), e se casaram com pagãos (pecado de Salomão). Neemias censurou os magistrados, e implantou novamente a Lei.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DO PRIMEIRO LIVRO DE MACABEUS
(resistência judaica  no período da helenização)
(Apócrifo para os evangélicos)

1Mc 1- a) Depois da volta da Babilônia, Israel ficou sob o domínio Persa. No tempo de Dario o império foi tomado por Alexandre da Macedônia. Alexandre era jovem, reinou por 12 anos, ficou doente e morreu. Seu império foi dividido entre seus generais, e Israel ficou sob a jurisdição da Síria. Tudo ia bem, até que no ano 175 aC, foi rei da Síria, Antíoco Epífanes.

b) Antíoco conquistou o Egito, e na volta saqueou o templo em Jerusalém. Dois anos depois voltou, e se apossou da cidade. Com apoio de parte da população, implantou os costumes gregos, e profanaram o templo sacrificando animais impuros a deuses pagãos (a abominação da desolação).

1Mc 2- a) A resistência.
O sacerdote Matatias, e seus filhos se rebelaram vendo o desrespeito e a proibição à lei de Moisés. Matou um oficial do rei, e fugiu para o deserto, com seus filhos João Gadis, Simão Tasi, Judas Macabeu, Eleazar Avara e Jônatas Afos. Uniu-se aos judeus assideus, e organizaram a resistência.

b) Discurso de Matatias em defesa da Lei.
Hoje o que domina é orgulho, desordem, e ódio. Temos que defender a Aliança e a Lei, pois foi na prova que Abraão foi achado fiel, e isso foi tido por justiça. José seguiu os preceitos em momentos difíceis, e foi senhor do Egito. Cita Josué, Davi, Elias, Daniel. Diz, nas gerações anteriores os que esperavam em Deus venciam. Então não tema as ameaças do pecador, porque hoje ele é forte, e amanhã morre, mas quem segue a Lei chega à glória.

c) Distribuição dos cargos: Simão o conselheiro, e Judas Macabeu o general.

1Mc 3- Matatias morre, e Judas Macabeu assume a liderança. Ele combateu os ímpios em Judá. Venceu Apolônio da Samaria, e o general sírio Seron. O rei Antíoco se irou, e mandou Lísias com os chefes Ptolomeu, Nicanor e Górgia combater Judas.

1Mc 4- a) Judas armou uma cilada para os sírios. Na hora da luta disse aos homens: Não tema a força do inimigo. Lembre-se que nossos pais foram salvos do faraó no Mar Vermelho. Gritemos para o Senhor se lembrar da Aliança, e nos salvar, e todas as nações saberão que Deus é o salvador de Israel. Judas venceu Górgias em Emaús, e no ano seguinte venceu Lísias.
     b) Judas reconquista Jerusalém. Limparam o templo que estava abandonado, destruído e cheio de mato. Fizeram novo altar. Festejaram, e ofereceram sacrifícios.
     c) Recuperaram o muro de Jerusalém.

1Mc 5- Judas atacou e venceu os vizinhos hostis.

1Mc 6- a) O Rei Antíoco foi à Pérsia arranjar dinheiro, mas não conseguiu. Ao saber das derrotas de Lísias em Judá, morreu de tristeza. Sucedeu-lhe seu filho Antíoco V Eupator.
            b) Eupator montou um exército para reconquistar Judá.

1Mc 7- a) Demétrio, filho de Seleuco, volta à Síria, mata Antíoco e Lísias, e assume o trono com o nome de  Demétrio I Soter.
       b) O Sumo sacerdote Alcimo se alia a Demétrio, na Síria.
       c) Demétrio mandou Alcimo e o governador Báquides reconquistar Jerusalém, mas não conseguiram.
       d) Demétrio mandou o general Nicanor para combater Judas, mas Judas o derrotou.

1Mc 8- a) Aliança de Judas com Roma.
Os romanos eram conquistadores, e Judas fez aliança com eles para libertar Israel da Síria (gregos).
         b) Roma tinha um conselho de 320 pessoas. Todo ano eles elegiam um líder, para comandar o império. Não usavam diadema ou vestes púrpuras para se exaltar.

1Mc 9- Morte de Judas, assume Jônatas.
    a) Demétrio mandou Báquides e Alcimo atacar Israel. Mataram Judas, e tomaram Jerusalém.
    b) Jônatas sucede Judas. Alcimo morre, Báquides volta à Síria, e Jônatas volta a Jerusalém.
    c) Dois anos depois Báquides tenta tomar Jerusalém, mas é derrotado, e faz acordo de paz com Jônatas.

1Mc 10- a) Alexandre Bala, filho de Antíoco Epífanes, volta à Síria, e se faz rei. Demétrio e Alexandre são inimigos, e querem o apoio de Jônatas, então propõem acordos, e os judeus escolheram Alexandre. Alexandre combate e mata Demétrio.
        b) Alexandre se casa com Cleópatra filha do rei do Egito.
        c) Demétrio II volta de Creta, e faz Apolônio governador da Celesíria. Demétrio desafiou Jônatas, mas foi derrotado.

1Mc 11- a) Ptolomeu, rei do Egito, fez acordo com Demétrio II, com a intenção de anexar a Síria ao Egito. Alexandre fugiu para a Arábia onde foi morto.
              b) Demétrio II, rei da Síria.
              c) Trifon faz Antíoco IV, filho de Alexandre, como rei.
              d) Jônatas apóia Antíoco IV.

1Mc 12- a) Jônatas renovou a aliança com Roma. Derrotou Demétrio. Edificou fortalezas em Judá, ergueu o muro e isolou a cidadela, e reparou o muro de Jerusalém.
               b) Trifon armou cilada, e prendeu Jônatas.

1Mc 13- a) Simão assume o comando no lugar de Jônatas, para defender Jerusalém do ataque de Trifon. Trifon mata Jônatas, mata Antíoco IV, e se faz rei da Ásia.
               b) Simão faz acordo com Demétrio.

1Mc 14- Israel viveu em paz, no tempo de Simão, e mantiveram o culto a Deus.

1Mc 15- Antíoco VII, filho de Demétrio, persegue Trifon. Ao mesmo tempo queria algumas cidade que estavam sob o poder de Simão, e mandou o general Cendebeu atacar Jerusalém.

1Mc 16- Simão está velho, e seu filho João (Hircano) defende Jerusalém do ataque de Cendebeu, e o derrota. Matam Simão.
_______________________________________________________________________



VERSÃO DO SEGUNDO LIVRO DE MACABEUS
 (resistência judaica  no período da helenização)
(Apócrifo para os evangélicos)

2Mc 1- Tempo de Neemias.
Carta a Aristóbulo no Egito, falando sobre a purificação do templo no tempo de Neemias.
     a) Bênçãos aos judeus do Egito. Que Deus vos abra o coração à lei e aos preceitos, e vos dê a paz! Que ele ouça suas súplicas, seja misericordioso e não os abandone nas provações!
      b) A recuperação do fogo sagrado por Neemias.
O fogo sagrado apareceu quando Neemias ofereceu o sacrifício, depois de reconstruir o templo e o altar. Por isso foi criado a festa da cenopégia. HISTÓRIA DO FOGO SAGRADO.

2Mc 2- a) A carta conta que Jeremias mandou guardar o fogo num lugar, e escondeu a arca e objetos do templo na montanha.

Este livro é o resumo de cinco livros históricos de Jasão de Cirene. Como segue.

2Mc 3- No tempo do sacerdote Onias, Simão tesoureiro queria levar o tesouro do templo para o tesouro real, e Deus protegeu o tesouro.

2Mc 4- Jasão toma o sumo sacerdócio de Onias, seu irmão, e heleniza o culto em Jerusalém. Menelau toma o sumo sacerdócio de Jasão.

2Mc 5- Antíoco IVpersegue os judeus.

2Mc 6- a) Dedicação do templo do Senhor, ao deus Júpiter.
            b) História de Eleazar.
Eleazar era um doutor da lei, e o rei o obrigou a comer carne de porco, mas ele não quis. Seus amigos mandaram fazer carnes permitidas, para comê-las como se fosse porco, mas ele não quis.
Ele disse: Não é bom usar de fingimento, pois muitos jovens deixariam nossas leis por causa de mim, e isso seria uma desonra e vergonha para mim. Eu escaparia dos castigos dos homens, mas não dos de Deus. Se eu morrer por causa da lei, deixarei aos jovens um exemplo de zelo e fidelidade, segundo o qual é preciso dar a vida pelas coisas santas. E Eleazar foi condenado à morte.

2Mc 7- História da mãe e sete filhos, que foram torturados, e mortos, pois não comeram carne de porco.

2Mc 8- Judas Macabeu e seu exército, derrotam Nicanor e Górgias, depois Timóteo e Báquides.

2Mc 9- Antíoco Epífanes foi derrotado na Pérsia, e veio para se vingar nos judeus. A caminho da Judéia cai do carro, e quebra as pernas. E o homem que se julgava poderoso, e queria dominar o mundo, foi carregado numa liteira, manifestando assim o poder de Deus.
Ele morreu, e lhe sucedeu seu filho Antíoco Eupator.

2Mc 10- a) Purificação do templo, no tempo de Macabeu.
               b) Lísias governador.
               c) Judas vence novamente Górgias e Timóteo.

2Mc 11- Judas vence Lísias, e este quer acordo de paz.

2Mc 12- a) Judas vence os vizinhos hostis, alguns comandados por Gógias ou Timóteo.
               b) Judas fez um sacrifício para perdão dos pecados dos mortos no combate.

2Mc 13- Judas vence Lísias pela segunda vez, e este propõe novo acordo de paz.

2Mc 14- a) Três anos depois Demétrio chegou à região com seu exército, reconquistando o reino que foi de seu pai Selêuco. O sacerdote Alcimo era helenista, e se coligou com Demétrio para derrotar Judas.
         Dizia: Os judeus assideus liderados por Judas fomentam a guerra, e impedem a paz no reino.
E o rei indicou Nicanor para combater Judas, mas Nicanor fez amizade com Judas, e foi morar em Jerusalém.
           b) Judas se casou, e teve paz em Israel.
        c) Anos depois, Alcimo informou ao rei da amizade de Nicanor e Judas. O rei pediu para Nicanor prender Judas, e o enviar a Antioquia. Judas desconfiou da trama e fugiu.

2Mc 15- Nicanor perseguia Judas. Judas sonhou que o profeta Jeremias lhe dava uma espada de ouro para esmagar os inimigos. Judas venceu Nicanor. E a paz voltou a Jerusalém.


Voltar ao Índice
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha