30/12/2012

Tm.Tt.Fm.Hb

VERSÃO DA PRIMEIRA CARTA DE PAULO A TIMÓTEO

1Tm1- a) Deus.
De Paulo, apóstolo de Jesus por ordem de Deus, meu salvador, e de Jesus, minha esperança, a Timóteo.

b) Tradição.
Lembro-te de que deves impedir certas pessoas de ensinar doutrinas extravagantes, fábulas e genealogias, pois elas só trazem disputas e divisões. Eles são pretensos doutores da lei, que falam daquilo que não compreendem.

c) A lei.
Saiba que a lei não foi feita para o justo, mas para o ímpio, pecador, rebelde, profano, infame, traficante, irreligioso, perjuro, homicida, impudico, mentiroso, transgressor, quem não respeita o pai e a mãe, quem se opõe à sã doutrina e ao Evangelho de Deus.

d) Conversão.
Dou graças àquele que me deu forças, Jesus, nosso Senhor, pois me chamou ao ministério. Eu que era blasfemo, perseguidor e injuriador. Mas alcancei a misericórdia, porque não tinha recebido a fé, e o fazia por ignorância. Se encontrei misericórdia em Deus, foi para que em mim primeiro se manifestasse a magnanimidade de Jesus Cristo, e eu servisse de exemplo para todos aqueles que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna.

e) Jesus.
Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro.

f) Deus.
Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém.

g) Fidelidade.
Sustenta o bom combate com fidelidade e boa consciência, pois alguns desprezaram, e naufragaram na fé.

1Tm2- a) A Oração.
Recomendo que façam preces, orações, súplicas e ações de graças pelos homens e pelas autoridades, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com piedade e honestidade. Quero que os homens orem levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento.

b) Deus.
Pois Deus deseja que os homens se salvem, e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois só há um Deus, e só um mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou para resgate de todos.

c) Às mulheres.
Espero que as mulheres usem trajes discretos, modestos e sóbrios. Seus enfeites não sejam em ouro, pérolas, penteados e vestidos, mas que se enfeitem de boas obras.

d) Submissão das mulheres.
O primeiro a ser criado foi Adão, e depois Eva. E não foi Adão que se deixou iludir, mas a mulher que foi enganada, e se tornou culpada da transgressão.

1Tm3- Autoridades da Igreja.
Que os bispos e os diáconos sejam irrepreensíveis, casados só uma vez, honestos, constantes, sóbrios, prudentes, regrados no seu proceder, hospitaleiros, capazes de ensinar, e tenham uma fé pura. Não sejam propensos à bebida e ao dinheiro, nem violentos, mas condescendentes, pacíficos, desinteressados. Precisam saber governar suas casas, educar os filhos na obediência e castidade. Suas mulheres devem ser honestas, fiéis e não difamadoras. Não podem ser um recém convertido, para que não fiquem vaidosos. Devem ser considerados por todos para evitar o desprezo.

1Tm4- a) Tradição.
O Espírito diz que alguns vão apostatar na fé ouvindo doutrinas diabólicas e fábulas profanas de hipócritas e impostores.

b) Deus.
Tudo que Deus criou é bom, e nada há de reprovável desde que se use com ação de graças.

c) Missionário.
Ninguém te despreze por ser jovem. Ao contrário, torna-se modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver na caridade, na fé, e castidade. Aplique-se à leitura, à exortação e ao ensino. Não negligencie seus carismas. Seja diligente e empenhado para que se manifeste seu aproveitamento. Persevera. Se assim fizer, salvará a ti, e aos que te ouvirem.

1Tm5- Comportamento.
- Não repreenda o ancião com aspereza, adverte-o como pai, aos moços como irmãos e irmãs, às mulheres como mães.
- Honra as viúvas desamparadas.
- Os familiares devem cuidar dos seus velhos e doentes.
- Honra os presbíteros que desempenham bem a sua função.
- Repreenda os negligentes diante de todos.
- Ninguém imponha suas mãos em qualquer um, senão se tornará cúmplice dos pecados alheios.
Os pecados se manifestam por si (e na mídia). Então mostre as boas obras dos homens, elogiando-as.

1Tm 6- a) Aos trabalhadores.
Honrem seus patrões para que Deus não seja caluniado. Se os patrões são irmãos na fé, eles devem ser mais honrados ainda.

b) O homem.
Aquele que não ensina, nem segue este ensinamento é um orgulhoso, ignorante, que só gosta de discutir. E daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, a suspeita, o conflito entre homens corruptos, sem verdade, que usam a piedade como fonte de lucro.

c) Lucro com a religião.
A piedade é uma grande fonte de lucro, mas não deve ser usada para isso, e os dirigentes devem ter desprendimento. Quem quer ser rico, cai na armadilha do demônio, pois a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Alguns se desviam da fé, por causa da cobiça, mas se enredaram em muitas aflições.

d) O bom combate da fé.
Fuja desses vícios, e procure a piedade, a fé, a caridade, a paciência e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, pois para isso foi chamado. Guarde os mandamentos na presença de Deus irrepreensível, sem mácula, até a aparição do Senhor Jesus.

e) Deus.
A aparição do Senhor Jesus será realizada na hora certa, por Deus e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores. O único que tem a imortalidade, e habita em luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele honra e poder eterno! Amém.

f) Aos ricos e a todos.
Ensine aos ricos que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas, mas em Deus, que dá todas as coisas para gozarmos delas. Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos e comunicativos, ajuntem um tesouro sólido e excelente para a futura e verdadeira vida.

g) O fiel e a tradição.
Guarda o bem que te foi confiado! Evite conversas frívolas e mundanas, assim como as contradições de pretensa ciência, pois alguns por causa dela, se desviaram da fé.
________________________________________________________________________



VERSÃO DA SEGUNDA CARTA DE PAULO A TIMÓTEO

2Tm1-a) Servo fiel.
Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, amor e sabedoria. Não se envergonhe de tetemunhar sobre o nosso Senhor, nem sobre mim, seu prisioneiro, mas sofra comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

b) Cristo Jesus ou Jesus Cristo? Salvação.
Deus nos salvou, e nos chamou para a santidade, não pelas nossas obras, mas por sua vontade e graça nos destinou em Cristo Jesus, e agora se manifestou no Nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte, e trouxe a vida e a imortalidade pelo Evangelho.

c) Tradição ou Espírito Santo?
Toma por modelo meus ensinamentos sobre a fé e o amor de Jesus. Guarda o precioso depósito (da fé) pelo Espírito Santo que habita em todos nós.

2Tm2- a) Servo fiel. Tradição.
Procure progredir na graça de Jesus. O que aprendeu de mim, ensine a homens fiéis capazes de instruir os outros. Trabalhe comigo como um soldado de Jesus. Nenhum soldado pode fazer outros trabalhos senão o de soldado, para agradar ao que o alistou. O Senhor há de te dar inteligência em tudo.

b) Cristo.
Se morrer com Cristo, com ele viverá. Se perseverar, com ele reinará. Se o renegar, será renegado. Se for infiel a ele, mesmo assim ele continuará fiel.

c) As discussões. Tradição.
Evite discussões de palavras que só servem para a perdição dos ouvintes. Esquive-se das conversas frívolas do mundo, que só contribuem para a impiedade, pois estas palavras destroem como gangrena.

d) Servos.
Numa casa há utensílios de ouro, de prata, de madeira e de barro. Uns para ocasiões finas, outros para uso ordinário. Quem se isenta das doutrinas do mundo, é um utensílio nobre, santificado, útil ao seu dono.

e) Missionário. Conversão.
Fuja das paixões da mocidade, busque a justiça, a fé, a paz, a caridade, com aqueles que invocam o Senhor com coração puro. Rejeite discussões tolas e absurdas, pois geram contendas. Seja condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar o mal. Com brandura é que se corrige os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da verdade, e voltem a si, livres dos laços do mal, que os escraviza e os submete aos seus caprichos.

2Tm3- a) Homem e Pecado.
Nos últimos dias os homens se tornarão egoístas, soberbos, avarentos, fanfarrões, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, cegos de orgulho, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, amigos dos prazeres, inimigos dos bons e de Deus, traidores, insolentes, cruéis, ostentarão aparência de piedade, mas a desprezam. Afaste-se deles.

b) Homem.
São pessoas carregadas de pecados, atormentadas por toda espécie de paixões, sempre querendo aprender, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade.

c) As escrituras.
Permaneça firme no que aprendeu. As Sagradas Escrituras você conhece, e sabe que elas têm o poder de dar a sabedoria, que conduz à salvação pela fé em Jesus. Ela é inspirada por Deus, e é útil para ensinar, repreender e formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito e capacitado para toda boa obra.

2Tm4- a) Missionário. Tradição.
Pregue a palavra, insiste oportuna e importunamente, fala, repreende, ameaça, exorta com paciência e empenho para instruir. Porque virá o tempo em que os homens não suportarão a doutrina da salvação, e levados pelas suas paixões e pelas novidades, terão seus mestres, e se afastarão da verdade e se atirarão às fábulas.

b) Missionário.
Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé. Agora me resta receber a coroa da justiça, que o Senhor me dará naquele dia.

c) Despedidas.
_________________________________________________________________________________



VERSÃO DA CARTA DE PAULO A TITO

Tt1- a) A igreja.
O bispo deve ser irrepreensível, casado uma vez, ter filhos fiéis e de boa conduta, não arrogante, nem colérico, nem violento, intemperante ou cobiçoso, mas hospitaleiro, continente, piedoso, prudente, justo, amigo do bem, apegado e fiel à fé.

b) A tradição.
Entre os judeus, há muitos insubmissos, charlatães e sedutores, que ensinam o que não convém, por espírito de lucro. Não dê ouvidos às suas fábulas, nem a preceitos humanos avessos à verdade. Para o puro todas as coisas são puras. Para o corrupto e descrente nada é puro: até mesmo sua mente e sua consciência são corrompidas. Proclamam que conhecem Deus, mas na prática o renegam, são detestáveis, rebeldes e incapazes de uma boa obra.

Tt2- a) A família.
Ensine conforme a sã doutrina. Que os mais velhos sejam sóbrios, graves, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. Que as mulheres tenham uma compostura santa, sejam prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas aos maridos, para que a palavra de Deus não seja desacreditada.

b) Cristo.
Manifestou-se a graça de Deus, fonte da salvação para os homens. Veio nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões do mundo, e a viver neste mundo com sobriedade, justiça e piedade. Tudo na expectativa da nossa feliz esperança, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.

Tt3- a) Comportamento dos fiéis.
Sejam submissos aos juízes e às autoridades, obedientes e prontos para qualquer obra boa. Não falem mal uns dos outros, e sejam pacíficos, afáveis e mansos, porque já fomos rebeldes, transviados, detestáveis, escravos da paixão, malícia e da inveja, e odiávamos uns aos outros.

b) Salvação.
Mas um dia apareceu Cristo, a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens. E não por causa de nossas obras, mas por misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão.

c) Despedidas.
_______________________________________________________________________________



VERSÃO DA CARTA DE PAULO A FILÊMON

Fm- a) Conceito de Deus e Senhor.
A vós graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo.

b) Conceito de gerar.
Não cesso de dar graças a Deus, e de me lembrar de você nas minhas orações, mas venho suplicar-lhe em favor deste filho meu, que gerei na prisão, Onésimo.
______________________________________________________________________



VERSÃO DA CARTA DE PAULO AOS HEBREUS

Hb1- a) Cristo.
Deus falou aos nossos pais pelos profetas, e a nós por seu Filho e herdeiro universal, por quem criou todas as coisas. Ele é o esplendor da glória de Deus, a imagem do seu ser. Ele sustenta o universo com sua palavra, e está sentado à direita da Majestade no mais alto céu.

b) Anjos.
Os anjos são espíritos a serviço de Deus, para o bem dos que devem herdar a salvação.

Hb2- Cristo.
Deus não submeteu o mundo aos anjos, mas a Cristo. Atualmente não percebemos que tudo esteja sujeito a ele, mas Jesus, o Cristo que foi colocado abaixo dos anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por sua paixão e morte. Morte que serve a todos os homens. Veio em socorro dos filhos de Abraão, e por isso deveria ser igual aos homens, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados de todos.

Hb3- a) Cristo.
Jesus é o mensageiro e pontíficie da fé. E ele é fiel àquele que o constituiu assim como Moisés o foi, mas Cristo é superior a Moisés, pois ele é o Filho à frente da casa do Pai.

b) O homem, hoje .
Hoje (agora), se ouvirem a voz de Deus, não endureçam o coração, como nossos pais no deserto. Foi por isso que Deus se indignou contra eles, porque se extraviavam. E jurou que eles não entrariam no lugar de descanso que lhes prometeu.

c) A infidelidade.
Cuidado para não perder a fé, e abandonar o Deus vivo. Animem-se uns aos outros a cada dia durante o tempo de hoje, pois só somos incorporados a Cristo se conservarmos a fé nele.

Hb4- a) Hoje e o descanso sabático.
Se tivermos fé entraremos no lugar de descanso, pois Deus estabeleceu um novo ´hoje´ (agora) para dar o repouso sabático ao seu povo, e quem entrar nele descansará de suas obras como Deus descansou.

b) A palavra de Deus.
A palavra de Deus é viva (para agora), eficaz, mais penetrante que uma espada, atinge a divisão da alma e do corpo, e lê os pensamentos e as intenções do coração. Nada lhe é invisível, e tudo é descoberto e nu aos olhos de Deus.

c) Jesus sumo sacerdote.
Temos um sumo sacerdote, Jesus, que entrou no céu. Um pontífice capaz de se compadecer por nós, porque passou pelas mesmas provações que nós, exceto no pecado. Aproximem-se do trono da graça, a fim de alcançar a misericórdia.

Hb5- a) Cristo.
Deus deu a Cristo a glória de ser pontífice, quando disse: ‘Tu és sacerdote eternamente, na ordem de Melquisedeque’. E ele, mesmo sendo Filho de Deus, aprendeu a obedecer ao Pai por meio dos sofrimentos que teve, e chegado seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos que lhe obedecem.

b) Capacidade do homem - crianças e adultos espirituais.
Tenho muito a dizer, mas dada a lentidão de compreender. Pelo tempo que ensino, deveriam ser mestres, contudo não sabem os rudimentos da palavra de Deus. São ainda crianças, mas só os adultos sabem distinguir o bem e o mal.

Hb6- a) Fundamentos cristãos.
Os fundamentos cristãos são: a conversão, a renúncia ao pecado, a fé em Deus, os vários batismos, a imposição das mãos, a ressurreição dos mortos e o julgamento eterno.

b) Capacidade do homem - iluminado.
Porque quem é iluminado saboreia o dom celestial, os dons do Espírito Santo. Experimentam a doçura da palavra de Deus e as maravilhas do mundo vindouro.

c) A queda.
Quem foi iluminado, e caiu na apostasia, não pode mais se renovar, pois não pode crucificar de novo o Filho de Deus.

Hb7- Velho e Novo Testamentos
Melquisedeque recebeu os dízimos de Abraão, então Levi também pagou o dízimo através de Abraão. Como houve a transferência do sacerdócio de Levi para Melquisedeque, também há de se transferir a lei de Moisés para Jesus Cristo. E Cristo é um sacerdote mais eficiente, porque é eterno, pois ressuscitou, e vive (agora e ) para sempre intercedendo por nós junto a Deus.

Hb8- a) Cristo.
Temos um sumo sacerdote que está sentado à direita do trono da Majestade divina, ministro do santuário construído por Deus, e não por homens. Em Cristo foi feito uma nova Aliança, onde Deus promete ser nosso Deus e nós o seu novo povo. E Ele imprime suas leis em nossos corações, e perdoa nossos pecados.

Hb9- a) Detalhes da primeira aliança.

b) A Aliança com Cristo.
Com Cristo o sacrifício foi feito com o sangue de Jesus em um tabernáculo que não é deste mundo. Ele entrou uma só vez e para sempre no santuário, e adquiriu uma redenção eterna. Ele se ofereceu uma só vez, e levou sobre si os pecados dos homens. Por isso ele é nosso mediador e intercessor diante de Deus.

c) Morte. Alma. Reencarnação.
Como está determinado que os homens morram uma só vez, e em seguida vem o juízo.

Hb10- a) Tradição. Missa.
Enquanto o sacerdote (judeu) se ocupa diariamente com o seu ministério, e repete inúmeras vezes os mesmos sacrifícios, que não apagam os pecados. Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício, e depois tomou lugar para sempre à direita de Deus. Os pecados foram remidos, e não precisa mais oferecer sacrifícios por eles.

b) A queda.
Não há perdão para o pecado de quem abandona a verdade depois de tê-la recebido e conhecido. Então não perca a convicção de que haverá uma grande recompensa, e é preciso perseverar para fazer a vontade de Deus, e alcançar os bens prometidos. O justo vive pela fé, mas se desfalecer, Deus não se agradará dele.

Hb11- A fé.
A fé é o fundamento da esperança. É uma certeza daquilo que não se vê. Pela fé reconhecemos que o mundo foi criado pela palavra de Deus, e que as coisas visíveis se originam do invisível. HISTÓRIA DA FÉ DOS ANTIGOS: Abel, Henoc, Noé, Abraão, Jacó, José, Moisés, Gedeão e Davi.

Hb12- a) Jesus.
Portanto corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador da nossa fé, Jesus. Ele não aceitou o gozo que se lhe ofereceu o tentador, suportou a cruz, e está sentado à direita do trono de Deus.

b) Deus nos educa.
Vocês ainda não resistiram o pecado até o sangue, mas são provados para que se corrijam. Deus nos trata como filhos. Nos corrige para o nosso bem, e para nos ensinar a santidade. Pois qual é o pai que não corrige o filho? Só os bastardos não têm correção.

c) A correção de Deus.
No início, a correção nos parece motivo de pesar, e não de alegria, mais tarde, porém, granjeia aos que se exercitam o melhor fruto de justiça e paz. Então guiem seus passos pelo bom caminho, e os que se desviam, voltem para o caminho certo.

d) Comportamento.
Procure a paz e a santidade, pois sem elas ninguém vê o Senhor. Na verdade não nos aproximamos mais do Sinai, entre fogo, raios e trovões, mas nos aproximamos da montanha do Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, da assembléia dos primeiros inscritos no livro dos céus.

Hb13- a) Conselhos.
- Conserve a caridade fraterna entre vocês.
- Seja hospitaleiro, pois alguns hospedaram anjos, sem saber.
- Lembre-se dos presos e dos maltratados.
- Respeite seu matrimônio.
- Viva sem avareza. Contente-se com o que tem, e Deus o ampara.
- Respeite os que vos pregaram a palavra de Deus.
- Ofereça sem cessar sacrifícios de louvor a Deus, de oração.
- Seja beneficente e liberal, pois isto agrada a Deus.
- Seja submisso, e obedeça aos seus guias.

b) Fidelidade e Tradição.
Jesus é sempre o mesmo: ontem, hoje e sempre. Não siga doutrinas estranhas. Fortifique sua alma com a graça, e não com alimentos sem valor.

c) Despedida.


Voltar ao Índice
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha