10/05/2013

Introdução

      Mensagem do Autor

                  As pessoas se desculpam por não lerem a Bíblia, dizendo que ela é muito grossa, tem a letra pequena ou tem uma liguagem difícil. Tudo isto é verdade, mas falta o entendimento do que é Deus, pois quem tem uma pequena noção, que seja, sobre ele, procura conhecê-lo mais. Acho que as pessoas preferem outros deuses, que dão motivações variadas, mais proveitosas à realidade. Lembro-me oportunamente o que Paulo diz em 1Cor 8: ‘Pretende-se que existam outros deuses, quer no céu quer na terra, e há um bom número destes deuses e senhores. Mas para nós, há um só Deus, o Pai, do qual procedem todas as coisas e para o qual existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem todas as coisas existem e nós também’. E em At 17,27 ele fala de Deus aos gregos, assim: ‘Tudo isso para que procurem a Deus, e se esforcem por encontrá-lo como que às apalpadelas, pois na verdade ele não está longe de cada um de nós. Nele é que temos a vida, o movimento e o ser’.
Deus só nos faz existir agora, nos dá a vida, o movimento e o ser exatamente agora, neste tempo que dura zero segundo, e que é eterno na sequência de agoras. O tempo passa, mas o agora permanece eterno. Viver, é a vida que passa, sendo eterna enquanto houver agora, e quem entende isso, se liga a Deus. E Deus proporciona esta graça, e nos escolhe para ser seu povo, para desfrutar deste momento. A vida é a religião, e temos a obrigação de viver em religião. Por isso ‘Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, pois há um repouso sabático para o povo de Deus. E quem entrar neste repouso, descansará de suas obras, como Deus descansou das suas’ (Hb4). ‘Portanto não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas procuremos atingir o estado de homens feitos, a estatura da maturidade de Cristo. E lhes digo: não insistam em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas idéias frívolas. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento do coração os mantêm afastados da vida de Deus’ (Ef4).
É isto que fala a Bíblia. Gostaria que todos a lessem e entendessem o que é a vida agora. Para ajudar quem não quer ser ajudado, me propus resumi-la ao máximo com a mínima perda de conteúdo. Reduzi as páginas em 50%, e mantive 95% dos ensinamentos. Assim espero não haver desculpas, e quem aceitar sua eleição possa desfrutar o descanso sabático dado por Deus, no agora.




Sobre o autor 


Hércules Plutão Fontana, nascido em Colatina, no Espírito Santo (Brasil), em 1952. Formou-se em engenharia pela UFES, em 1975. Nasceu numa família católica, não praticante, e assim permaneceu até se aposentar, quando passou a frequentar a Igreja do bairro, e teve o primeiro contato com a Bíblia. Interessou-se pelo assunto, e para conhecê-lo melhor leu sobre doutrinas de outras igrejas cristãs e filosofia. Comparando filosofia e religião viu que há diferenças entre elas, mas podem convergir, basta uma se apoiar na outra, e encontrarão o raciocínio antigo que foi perdido. Isto o levou a escrever seu primeiro livro sobre o tema, voltado para o jovem principiante, em 2005. E em 2010 escreveu este para completar o assunto.




Voltar ao Índice _______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Menu

_____________________________________________________________________________

Escolha